A Missão do Rotary é servir ao próximo, difundir a integridade e promover boa vontade, paz e compreensão mundial por meio da consolidação de boas relações entre líderes profissionais, empresariais e comunitários.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Clubes fazem mudanças para atrair novos sócios

Ao encontrar dificuldades em atrair jovens profissionais para os clubes que se reúnem para o pequeno almoço ou para o almoço, os rotários de Walnut Creek, na Califórnia, EUA, decidiram abrir um novo clube para reunir os sócios com a agenda mais ocupada.


O Rotary Club de Diablo View (Walnut Creek), formado em 2009, reúne-se numa cervejaria todas as Quintas-feiras às 17h30. A presidente, Jennifer Beeman, diz que o clube reserva sempre um tempo para que todos possam conversar e trocar ideias antes de passar a questões administrativas, criando um ambiente descontraído que atrai pessoas mais jovens.

Beeman tinha apenas 24 anos quando foi fundadora do clube, sendo hoje uma das presidentes de clube mais jovens do Rotary. O clube tem 26 sócios, sendo que 90% deles tem idades compreendidas entre os 25 e os 40 anos. "Por termos sócios jovens, o modo como operamos é diferente. As pessoas comentam o quanto é bom ver caras novas no clube", afirma a presidente.

Beeman acrescenta ainda que o clube desenvolve muitos projectos comunitários e que, por causa disto, os sócios têm

oportunidade de prestar serviços práticos. Mensalmente, o clube faz um projecto ao ar livre, como limpeza de caminhos. Na sua opinião, os rotários mais jovens geralmente têm mais tempo disponível do que dinheiro e portanto há que aproveitar o que eles podem oferecer.

Para além disso, o clube utiliza recursos como as redes sociais Twitter e Facebook para recrutar pessoas e tem um programa especial de retenção, no âmbito do qual os novos membros contam com mentores fora do horário normal de reuniões.

A Presidente do Clube defende que para atrair jovens os clubes têm que operar algumas mudanças, como por exemplo, o Rotary Clube of Hope Island, Austrália, convida universitários para as suas reuniões e ouve o que têm a dizer; o Rotary Clube de Las Vegas, EUA, criou o 25 Club, que é um clube dentro do próprio clube, no qual os sócios fazem reuniões adicionais, saem em eventos sociais e realizam projectos. Antes de entrar para o Rotary Club em si, o jovem passa um ano no 25 Club. O Rotary Clube de Crawley, Austrália, lançou um programa que facilita a transição do jovem para o clube e neste momento os sócios estão na faixa dos trinta anos; o Rotary Clube de Bricktown Oklahoma City, EUA, reúnese num bar e, por fim, o Rotary Clube de South Metro Minneapolis Evenings, EUA, encontra-se fora do horário de jantar, para poupar dinheiro. A terceira reunião do mês é uma happy hour e a quarta é dedicada à prestação de serviços.

Megan Ferringer

Sem comentários:

Enviar um comentário